Enfermagem
SERVIÇO DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE BASE -S.J.RIO PRETO-SP
O Serviço de Enfermagem do Hospital de Base de Rio Preto responde pela assistência integral aos pacientes, utilizando um modelo de atendimento individualizado e humanizado, garantindo qualidade no cuidado ao paciente por meio de práticas seguras.
Missão
Oferecer assistência planejada e individualizada, com qualidade, utilizando da melhor forma os recursos disponíveis, com inovação tecnológica e competência técnica, buscando o desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando a satisfação do cliente interno e externo, mantendo cooperação integrada entre si e todo o hospital.
Visão
Ser um serviço de enfermagem de referência nacional.
Equipe
-
1Enfermeiro Gerente
-
28Enfermeiros Supervisores
-
230Enfermeiros Clínicos
-
12Enfermeiros Assistenciais
-
1.218Auxiliares e técnicos de enfermagem
-
1.489Total de Profissionais da Enfermagem
O Hospital de Base conta ainda com um Programa de Aprimoramento/Aperfeiçoamento em diversas áreas, sendo que, na enfermagem, este contempla várias especialidades.
O CEP (Centro de Educação Permanente) mantém um programa de treinamentos constante e uma parceria com o SENAC, viabilizando o Curso de Técnico de Enfermagem para funcionários da instituição.
Centro de Educação Permanente promove aprimoramento profissional constante
O Serviço de Enfermagem do HB conta com o Centro de Educação Permanente (CEP), que atua estabelecendo a manutenção de um processo contínuo de treinamento, de atualização técnica de nossos profissionais.
Na gestão da assistência, alguns indicadores de enfermagem são atualizados para a avaliação da qualidade da assistência:
Incidência de queda de paciente;
Incidência de extubação acidental;
Incidência de perda de sonda nasogástrica para aporte nutricional;
Incidência de úlcera por pressão;
Incidência de não conformidade relacionada à administração de medicamentos pela enfermagem;
Incidência de flebite.
Comissões e Grupos de Trabalho relacionados com o Serviço de Enfermagem
GTH (Grupo de Trabalho de Humanização) - Objetivo: difundir na instituição a cultura de humanização, atendendo as diretrizes da PNH (Política Nacional de Humanização).
Time de Resposta Rápida - Objetivo: direcionar a equipe de enfermagem para otimizar o atendimento médico e reduzir complicações e mortalidades de pacientes internados.
Grupo de ferida - Objetivo: prestar atendimento e orientações relacionados aos cuidados com feridas dos pacientes internados.
Grupo de prevenção de TEV (Trombose Venosa) - Objetivo: instituir protocolo de TEV na instituição.
Grupo de Terapia Intravenosa ? Cateter - Objetivo: discutir indicações, cuidados e rotinas na passagem de catéteres.
Grupo de Boas Práticas - Objetivo: rever e criar documentos de enfermagem relacionados à assistência prestada.
Grupo de Segurança do Paciente em Enfermagem - Objetivo: estabelecer processos de trabalho que garantam uma assistência mais segura, difundindo uma cultura de segurança na instituição.
Ambulatório da Dor - Objetivo: tratar pacientes com dor crônica.
Pesquisa em Enfermagem em parceria com o CIP (Centro Integrado de Pesquisa) - Objetivo: promover e incentivar o desenvolvimento de pesquisas em enfermagem na instituição.
Comitê Interdisciplinar de Qualidade e Segurança do Paciente - Objetivo: discutir estrategicamente ações de segurança ao paciente.
CEE (Comissão de Ética em Enfermagem) - Objetivo: colaborar com o COREN-SP nas tarefas de discutir, divulgar, educar e orientar os temas relativos à enfermagem.
CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) - Objetivo: discutir e desenvolver ações e procedimentos que evitem ou minimizem a infecção hospitalar.
Comissão de Qualidade de Materiais - Objetivo: controlar a qualidade dos materiais utilizados na instituição e padronizar os mesmos.
Pólo de Segurança do Paciente - SJRP e Região - Objetivo: estabelecer um fórum permanente de discussão e troca de experiências em segurança do paciente entre os enfermeiros do HB e outras instituições de saúde da região.