Nutrição
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) está localizado no subsolo do Hospital de Base e no subsolo do Hospital da Criança e Maternidade e funciona 24 horas por dia. Atualmente o SND é composto por uma equipe de aproximadamente 160 funcionários, entre nutricionistas, almoxarifes, copeiras, cozinheiros e auxiliares de cozinha, açougueiros, lactaristas e auxiliares de serviços gerais, que desenvolvem suas atividades no Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade e Ambulatório.
O SND é responsável pelo fornecimento de refeições a todos os pacientes que estão internados e recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Por dia são produzidas 6.500 refeições para pacientes, acompanhantes e comensais do refeitório, além de 1.000 mamadeiras às crianças da pediatria e dispensados 200 unidades de dieta enteral aos pacientes em uso de sonda e complemento nutricional.
Um grande desafio do nutricionista é suprir às necessidades nutricionais dos pacientes internados e principalmente atender seus hábitos e preferências alimentares, prevenindo desta forma a desnutrição que acomete aproximadamente metade dos pacientes internados.
No final dos anos 90 foi iniciado o Programa de Aprimoramento Profissional em Nutrição Hospitalar, este Programa tem a duração de um ano e já formou mais de 50 nutricionistas, hoje temos além deste Programa, os Programas de Residência Multiprofissional que iniciaram em 2013 e tem duração de 02 anos.
A atuação dos nutricionistas, aprimorandos/aperfeiçoandos e residentes ocorre nas áreas de Produção e Clínica. Na produção são elaborados cardápios, realizada compra de insumos, produção e distribuição de refeições, mamadeiras e dietas enterais aos pacientes, garantindo segurança microbiológica e sabor apreciável aos alimentos e na área clinica, atuamos em todas as áreas do hospital e o objetivo é realizar triagem e avaliação e orientação nutricional nos pacientes durante a internação, além de atender diversas especialidades nos ambulatórios como oncologia, obesidade, diabetes, gestantes, pediatria, cirurgia bariátrica, nutrição enteral, transplantes entre outras. Por mês são atendidos pelo SND aproximadamente 2.500 pacientes hospitalizados e 1.000 pacientes ambulatoriais.