Serviço Social
O Serviço Social no Hospital de Base atende o usuário da política de saúde com acolhimento, escuta qualificada, ambientação e respeito às diferenças e necessidades apresentadas por cada pessoa, seja ela paciente, familiar, cuidador ou acompanhante. O serviço tem como objetivo fundamental desenvolver ações respeitosas, qualificadas e humanizadas nos serviços, conforme os princípios do projeto ético-político da profissão, cumprindo os protocolos de intervenção, contribui para que a assistência, o ensino, a pesquisa e os serviços extensivos à comunidade se fortaleçam, tenham visibilidade e reconhecimento.
O Serviço Social atua no âmbito das diversas políticas que assessoram os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na efetivação de direitos que funcionam como facilitadores no tratamento. Também intervém nas relações sociais que fazem parte do cotidiano da população usuária, tendo papel sócio-educativo na desmitificação dos processos que envolvem o tratamento e a compreensão dos direitos e deveres sociais gerais e específicos constantes na legislação das políticas públicas e sociais.
O serviço convoca, encaminha, articula e mobiliza pessoas e redes de serviços, visando à continuidade do tratamento na origem, após a alta hospitalar ou ambulatorial. Acolhe e orienta a família em situação de óbito, realiza avaliação social, socializa informações, orienta, discute, requisita e monitora direitos. Compreendendo a conjuntura política e a história de vida dos sujeitos, estimula a co-participação da família nas diversas etapas do tratamento e contribui na identificação do cuidador. Ainda encaminha para recursos da comunidade e agiliza transferências para outras instituições.
As intervenções são realizadas de forma individual, familiar, em grupo, em equipe ou comunidade. E os profissionais atuam em diversas unidades e serviços (Ambulatório Geral, Hospital, ICA, Centro de Saúde, Faculdade de Medicina, Emergência, CRAMI, Lucy Montouro, HCM). Assim, o serviço visa a efetivação da política de humanização e a defesa intransigente dos direitos humanos, na perspectiva do exercício da cidadania e construção de uma sociedade mais livre, justa e igualitária.
O Serviço Social do Hospital de Base iniciou suas atividades em 1971, inscrito no Departamento de Medicina Preventiva e Social. Em 1993, foi cadastrado no Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) administrado pela FUNDAP (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Administrativo), iniciando o Curso de Aprimoramento Profissional em Serviço Social e estágio curricular. Atualmente, o Curso é reconhecido como especialização e o aprimorando que o finaliza recebe dois certificados.