Terapia Ocupacional
Serviço criado há vinte no HB, atuando em todo ambiente hospitalar e ambulatorial adulto e infantil. É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática especifica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais apresentam temporariamente um definitivamente dificuldade da inserção e participação na vida social.
Através de atividades terapêuticas, a TO busca a retomada e reabilitação do paciente ao estilo de vida que ele possuía antes do problema apresentado, recapacitando o paciente para que atividades básicas do cotidiano possam ser feitas por ele sem a ajuda de terceiros.
A TO promove ainda constantes feiras de artesanato com peças feitas pelos próprios pacientes do Hospital durante o tratamento, quando são desenvolvidas terapias de confecção de artesanatos que diminuem a tensão e a ansiedade de todos.
O grupo desenvolve ainda um trabalho de atenção domiciliar, atendendo na própria residência pacientes que não possam se locomover até o Hospital.
A Terapia Ocupacional é responsável também pela confecção de "orteses", que são aparatos como luvas ortopédicas para a recuperação de movimentos em portadores de AVCs. Se compradas, estas próteses chegariam a custar até R$4.000,00, o serviço oferece as mesmas gratuitamente.