NHE - NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
O que é o NHE?
O NHE é o setor responsável por executar a VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICAno âmbito hospitalar, bem como subsidiar o planejamento e fortalecimento da VIGILÂNCIA EM SAÚDE local.
Qual o objetivo central do NHE?
- Detectar, monitorar, notificar e investigar, de forma permanente e oportuna, os principais problemas e agravos que põe em risco à saúde da população, conforme determina a PORTARIA GM/MS No 3.418, DE 31 DE AGOSTO DE 2022, bem como recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.
- Coletar, analisar, interpretar e divulgar oportunamente as informações estratégicas para os gestores da instituição, com vistas a subsidiar o planejamento do serviço hospitalar no manejo adequado de eventos de interesse à saúde da população.
- Recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, sendo que dentre elas é responsável pela vacinação, considerada uma das principais medidas (desde que adotada oportuna e prioritariamente).
- Detectar óbitos de mulheres em idade fértil, óbitos maternos declarados, óbitos infantis e fetais, óbitos por doença infecciosa e por causa mal definida.
- Responder imediatamente às potenciais emergências de saúde pública no âmbito hospitalar, monitorar situações específicas, garantir um olhar contínuo da situação epidemiológica, incluindo as alterações no perfil de morbimortalidade.
- Atuar na formação dos profissionais de saúde, tanto na graduação como na pós-graduação, para a qualificação do cuidado em saúde e do manejo de potenciais emergências em saúde pública.
- Desenvolver as atividades do NHE de forma articulada com: I - Núcleo de Segurança do Paciente (NSP); II – Comissão de Controle e Infecção Hospitalar, III – Qualidade, IV - demais estruturas ou setores (Comissão de óbitos, Comissão de prontuários e outros), de interesse para VIGIL NCIA EM SAÚDE, e que visem contribuir para a qualificação do cuidado em saúde ou manejo de potenciais emergências em saúde pública.
O que são doenças e agravos de notificação compulsória?
São aquelas que apresentam características que trazem riscos à saúde da população e que eventualmente possam evoluir para surtos ou para epidemias.
Em que o NHE beneficia o cidadão?
O ambiente hospitalar é uma fonte importante para a notificação de doenças e agravos de interesse à Saúde Pública, pois presta atendimento à maioria dos casos destas doenças. A atuação oportuna e permanente do NHE possibilita a implementação imediata de medidas de prevenção e controle junto aos profissionais de saúde e à população.
Desde quando o NHE da Funfarme existe?
Desde julho de 1991 pelo Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. Regulamentado pela Portaria nº 2529 (23/11/04) que instituiu o Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em mbito Hospitalar passa a fazer parte deste Subsistema.